QUEM SOMOS

Sobre a APOLGBT/PG

A primeira Parada do Orgulho LGBT realizada na cidade de Praia Grande ocorreu em 23 de Setembro de 2018, na rua Professor Olávo de Paula Borges, antecedida de uma manifestação, com o objetivo de reunir gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, travestis e ativistas para celebrar o orgulho e protestar contra o preconceito.

Nos anos anteriores da Parada, foi criado o Grupo Coletivo Pride LGBT PG, que nasceu de uma vontade dos LGBT’s Praiagrandenses em ter algo voltado ao segmento LGBT, foi aí que veio a necessidade de instituir uma ONG, que fosse responsável pela Parada. Assim, nasceu a Associação do Orgulho LGBT de Praia Grande (APOLGBT PG). Até então, o movimento homossexual utilizava a sigla LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros).

Por isso hoje, nosso principal evento político ganhou o nome de “Parada do Orgulho LGBT”. Ele é promovido pela APOLGBT/PG juntamente com outros eventos políticos que acontecem durante o ano ou mesmo próximo a Parada. Alguns deles:

Ciclo de Palestras & Debates
Desde 2018, nos dias que antecedem a Parada, acontece o Ciclo de Palestras & Debates onde são convidadas estudiosos, instituições e personalidades para discutir assuntos ligados a cultura, leis e outros temas importantes para a comunidade LGBT.

Feira Cultural da Diversidade
em implantação, a Feira Cultural da Diversidade visa ser uma manifestação social que promove a cultura da população LGBT. Nela, você encontra arte, shows com cantores e dragqueens, tendas de comes e bebes, literatura, workshops e uma variedade de atrações que representam a diversidade em um dia muito especial.

Corrida da Diversidade

Cãomihada da Diversidade

Arraial da Diversidade, realizado sua primeira edição em Julho de 2018. vêm se fazendo um evento de sucesso e de aproximação com a comunidade LGBT e autoridades.

Em Memória
Em Memória busca, por meio do plantio das árvores, transformar um fato triste em esperança por meio da natureza: o plantio de uma árvore simboliza a vida em sua forma mais plena, pois cada muda de árvore plantada representará uma vida ceifada de uma pessoa identificada como sendo LGBT; e a cada árvore plantada ficará como memória desta pessoa que não teve a chance de realizar seus sonhos.

Jogos da Diversidade LGBT
Projetos futuros, inspirado nos Gay Games, as “olimpíadas LGBT mundiais” que ocorre desde 1982 em diferentes países, nos moldes dos Jogos Olímpicos e reunindo milhares de atletas e pessoas LGBT ao redor do mundo. Dentre as modalidades disponíveis estão: Bilhar, Carteado, Dança, Futebol Feminino, Futsal Masculino, Gaymada, Handebol, Natação e Voleibol, aulas livres de Zumba, além de uma programação cultural bastante agitada, com shows de drag queens, grupos de dança, musica ao ar livre com DJs e Cantores e muito mais.

Bloco da Diversidade
Projetos futuros para a implantação do bloco da diversidade, criado para resgatar os tempos gloriosos do carnaval de rua onde muitos LGBTs participam. O objetivo é trazer, junto com a militância, a alegria das marchinhas, sambas, samba enredo e axé, unindo alegria e nossas lutas sociais.

Diretoria:

Para conhecer a diretoria da ONG APOLGBT/PG, clique aqui.

Assessoria de Comunicação/Imprensa

Para contato com a imprensa, cadastro de veículos de comunicação, credenciamento, etc, clique aqui.

Temas e Histórico:

A Parada do Orgulho LGBT de Praia Grande é hoje uma das maiores manifestações sociais pela luta de direitos humanos no Litoral de SP. A cada ano, ela passa a ser denominada de uma maneira e começou a receber temas específicos:

Pré – Flyer da Iª Parada do Orgulho LGBT de Praia Grande – 2018

Pré – Flyer da Iª Parada do Orgulho LGBT de Praia Grande – 2018

Flyer Oficial da Iª Parada do Orgulho LGBT de Praia Grande – 2018

Pré – Flyer da IIª Parada do Orgulho LGBT de Praia Grande – 2019

Pré – Flyer da IIª Parada do Orgulho LGBT de Praia Grande – 2019

Estimativa de público divulgado pela APOLGBT PG